top of page

 

"Um minuto para mim"

 

 

           Voce já reparou como esta na moda dizer “eu não tenho tempo pra nada”? As pessoas trabalham muito, produzem muito e consequentemente consomem muito. Mas nesta correria desenfreada elas esquecem o mais importante: cuidar de si mesmas, de sua saúde e seu bem-estar.

Todos os dias escuto queixas como “estou gordo, não consigo emagrecer”, mas o que você esta fazendo para emagrecer? Ou então “nossa estou tão estressado, com tanta dor nas costas”, mas qual tratamento você procurou para aliviar seu estresse? Os valores se inverteram de tal forma que a “saúde” do carro é mais importante que sua própria saúde.

           Vivemos num mundo altamente competitivo, onde a correria e o estresse do dia-dia fazem com que as pessoas esqueçam do fundamental: Respirar.

           Cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas não é uma tarefa fácil como parece, afinal somos seres complexos, e muitos são os fatores que podem contribuir para o sucesso ou fracasso de um tratamento, o principal deles é a motivação e comprometimento do próprio paciente. É preciso avaliar o paciente como um todo (corpo, mente e espírito) procurando entender suas queixas e as causas destas.

           Eu sempre converso com meus pacientes durante o tratamento e pergunto: você esta satisfeito com sua vida? O que você gostaria de realizar hoje? O que você pode fazer para conseguir ou mudar isso?

          Hoje cuidar da beleza e do bem-estar não é mais uma questão estética mas sim de saúde, afinal uma pessoa com auto-estima elevada vive melhor e mais feliz, tem mais chances de vencer profissionalmente e com certeza se relacionara melhor com o mundo em que vive.

          Pare neste momento, respire, cuide-se. Sempre é tempo de começar algo. Invista em você, ouça sua musica preferida, leia um livro, faça uma deliciosa massagem, separe um minuto para você, afinal hoje é o dia perfeito para ser feliz.

(Texto para Jornal Folha Mulher por Sergio Ricardo Fisio)

 

 

“Da pré-história aos dias atuais, a massagem

faz parte da humanidade”.

 

Através da história, a massagem tem sido usada como um meio físico para aliviar a dor e o desconforto. Ela estava enraizada na medicina folclórica na China antiga desde 1800 a.C. Os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses usaram a massagem no tratamento de várias doenças e lesões.

A massagem promove um efeito desintoxicante e terapêutico. Estudos científicos comprovaram que a sua prática proporciona diversos benefícios à saúde. Alem de combater o estresse, a massagem promove um relaxamento dos músculos, tendões e ligamentos. Estimula a circulação sanguínea e linfática, atuando direta ou indiretamente nos sistemas imunológico e nervoso, fortalecendo os ossos e produzindo substâncias benéficas ao organismo.

A vida tumultuada dos centros urbanos, o excesso de preocupação no trabalho, na relação afetiva, na família, nos afazeres domésticos, criam um ritmo mental acelerado e uma constante tensão emocional e física.

O estresse ou o vazio existencial chega e tudo a sua volta começa a se desarmonizar, e pior — os outros são culpados pela sua infelicidade!

Por isso pare tudo nesse momento e reflita, pense mais em você, na sua saúde e no seu bem estar, faça uma deliciosa massagem e alivie as tensões do dia-dia.

 

"A cura com o toque das mãos"

 

As mudanças ocorridas na sociedade moderna são marcantes. À medida que o ser humano passa por mudanças, ele utiliza suas reservas de energia adaptativa e, conseqüentemente, pode, em certas circunstâncias, enfraquecer sua resistência física e mental, dando origem a inúmeras doenças psicofisiológicas que podem ser interpretadas como tendo em sua gênese o estresse emocional excessivo. Desse modo, a qualidade de vida é prejudicada, pois uma vida de insegurança e incerteza necessariamente fica aquém do que se almeja como uma vida de boa qualidade.

A cura pelo toque é tão antiga quanto a história do homem, grandes mestres se utilizavam do toque para emanar energia terapêutica e assim dissipar o mau que afligia seus discípulos. O toque humano transmite calor, serenidade e cura. O corpo vivo irradia energia e calor. Essa energia vital é a fonte da vida em si, ela cura a pessoa como um todo – mente-espírito-corpo.

 

 

"Você esta estressado? Saiba como combater esse mal".

 

Os sinais iniciais de estresse costumam aparecer em atividades do dia a dia. O que antes parecia simples passa a ser complicado. O que dava satisfação começa a irritar. O que era visto como conquista transforma-se em derrota.

No trabalho, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios e costumam viver em constante cobrança consigo mesma. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa.  A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro.

Confira abaixo formas de lidar com as situações de pressão:

1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros.

2- Evite idealizar soluções: Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação.

3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito.

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal. 

5- Cuide da saúde: Procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo. 

6- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções. Faça uma massagem relaxante.

7- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas. 

 

 

bottom of page